quarta-feira, 24 de junho de 2009

12. A viagem para Santo Amaro


Mô quiridu!
Ô tenho uma baita duma dificurdade. Toda vej qui Ô i a Joaquina vamu aviajá, ela qué infiá a casa interinha dentro do carro. Ô nô sei o quê qui a desgranida vai fazê, ca metadi daj côsa qui ela carrega, i ela tomém nô sabi, ôh! Máj, vô ti dizê uma côsa pra ti, Ô só adescobri qui ela é ansim, despôj qui nój compremo a nossa kombi i fomo visitá a prima dela lhá em Santo Amaro da Imperatrij. O nosso sábado começô ansim:
Joaquina: Alivanta Ixtepô, nój temo que aperpará aj côsa prá viage sô mandrião.
Ixtepô: Qui viage, ma quidira? Nój só temo indo passá o finali da semana em Santo Amaro. Domingo temo de vorta.
Joaquina: Ãh-ãh-ãh! De certo tu nô sabej qui sempre temo que levá umaj côsinha. Inda máj qui agora nój temo criança.
Ixtepô: Joaquina, minha fila, o Neto já é um rapaj. Nô percisa máj de cuidado.
Joaquina: Nô digo mejmo! Dexa di moda omi, Ô já aperparei tudinho onti, antij de vi si deitá. É só tu i o rapaj infia aj côsa no carro. Tá tudo na sala, não tem.
Ixtepô: Joaquina, tu táj tola, táj? Pra que tudo issu? Trêj mala di rôpa, cobertori, trabissero,raide-reloge, a bicicreta do Neto, seij tapuéri de pêxe frito, vidro de chimia, cuca, a armofada di renda di bilro. Isso nô vai cabê na Kombi.
Joaquina: Tu quéj qui Ô dêxe tudo, é isso qui tu quéj? Quéj quéj, nô quéj dij!
Ixtepô: Tá bom, ta bom, ma quirida! Neeeeeto, mô filo! Vem cá rapaj, ajuda o vô a carregá a Kombi.

Ô i o Neto intuiemo a Kombi , qui chegô a ficá inxtufadda. Entremo no carro e fumo para Santo Amaro da Imperatrij. Nój cheguemo no sítiu i a prima da Joaquina tava no portão inxperanu cáj cirança.
A Joaquina viu e disse:
Joaquina: Neto desce i vai lhá para brincá côj teuj priminho.
Ô enterferi:
Ixtepô: Neto, qui neto? O Neto nô veiu, ôh!
Joaquina: Sêje bobo, como ansim nô veiu?
Ixtepô: Joaquina, má quirida, ele não cabeu na Kombi.

Traduzindo.....

Meu Caro!
Eu tenho um pequeno problema. Mas toda vez eu e minha
esposa vamos viajar ela quer colocar a casa inteira dentro do carro. Eu
não tenho a mínima idéia do que ela vai fazer com a metade daquilo tudo e, para
dizer a verdade, ela também não. Mas eu só fiquei conhecendo esta
características da Joaquina depois que nós compramos a nossa Kombi e fomos
fazer uma viagem para visitar a prima dela lá em Santo Amaro da Imperatiz.
Nosso sábado começou assim:
Joaquina: Acorda Ixtepo, nós temos que preparar
as coisas para a viagem;
Ixtepô: Que viagem Joaquina, nós só estamos
indo passar o final de semana em Santo Amaro. Domingo nós voltamos.
Joaquina: É mas tu sabes que a gente sempre tem que levar umas coisinhas. Ainda mais que agora nós estamos com criança em casa.
Ixtepô: O Neto já é um rapaz, não precisa de muito cuidado.
Joaquina: Vamos lá, não enrola, eu já deixei tudo preparado ontem, antes de vir para a cama. Basta que tu e o rapaz embarcarem o material. Já ta tudo na sala.
Ixtepô: Joaquina, tu estás maluca? Pra que tudo isto? Três malas de roupa,cobertor, travesseiro, radio- relógio, a bicicleta do Neto, seis Tape ware de peixe frito, vidros de geléia, bolos, a almofada de renda de bilro. Isto tudo não cabe na Kombi.
Joaquina: Tu queres que eu deixe tudo é isto? Então eu deixo!
Ixtepô:: Tá bom, ta bom! Neto, vem cá rapaz, ajuda o vô a carregar a Kombi.

Eu e o Neto colocamos tudo dentro da Kombi , de forma que ela chegou a ficar estufada. Entramos no carro e fomos para Santo Amaro. Na chegada ao sítio, a prima da Joaquina nos esperava feliz com as crianças no portão.
Foi quando a Joaquina disse:
Joaquina: Neto desce para brincar com os teus primos.
Eu interferi:
Ixtepô: Neto, que neto? O Neto não veio.
Joaquina: Como assim não veio?
Ixtepô: Ora, ele não coube na Kombi.

Um comentário:

Diga mô quiridu!