segunda-feira, 6 de julho de 2009

16. Enlata a Velha


Mô Quiridu!
Tu sabej cô nô gojto de oiá televisã, não tem! A Joaquina é qui véve assistinu os pograminha i aj novelinha dela. Quéj vê si o Fabo Juno tá, então, aí quéla vê. Entendesse? Um sábado desse, ela tava oianu um pograma qui amojtrava a reforma duma Kombi se raigando de véia. Uma côsa medonha! Ô nô quij dá confiança e nem si assentá prá oiá o pograma cô ela, máj Ô disfaucei i puxei cunversa:

Ixtepô: Antij que má li prigunte, Jaoquina! Que qué issu qui tá danu na televisa, ôh?
Joaquina: Ãh, ãh, ãh! Váj mi dizê qui tu nô sabej? É o Panelão do Incrive Luciano Ruqui.
Ixtepô: Me dij uma cosa pra mim, má quirida: Qué qui Panelão tem a vê cum Kombi?
Joaquina: Sô tanso, este é o quadru Enlata a Véia!
Ixtepô: Enlata a Véia? Côsa Tola!
Joaquina: Nô ixtróva, oh! Dexa Ô oiá o pograma, rapaj.
Ixtepô: Táj ca macaca, má quirida? Ô só quiria sabê como fonciona o quadru. Entendesse?
Joaquina: É ansin oh! O Incrive Luciano Ruqui, manda botá lataria nova no teu carro véio e ele fica cosa máj linda.
Ixtepô: Aí tem! Ele faj issu di graça?
Joaquina: Então, Então! É claro qui é di graça, rapaj. Tu só tenj qui mandá uma carta e adejpôj, pagá uma prenda, o vivo, no pograma.
Ixtepô: Que tipo de prenda?
Joaquina: No úrtmo Enlata a Vèia, o rapaj qui ganhô a reforma dum Opala, teve de imitá o Sidney Mingau, cantanu e se arrebolando-se todo. O rapaj deu um banho, ôh!
Ixtepô: Eles invento cada côsa!

Cumé qui póde né ôh! Ô comecei a sonhá acordado e de repente tava lá, o vivo, no Enlata a Véia. Dava di vê a minha Kombi toda ajeitada, um biju, do jeitinho qui Ô quiria, não tem! Os pineu novinho, os ário cromadu, capa de veludo no volante, mãozinha qui dá tchau no parabriso. I vô ti contá prá ti! Tava toda pintadinha e inxcrita com poesia de amor prá Florianópij, inguali fazia o sô Frankolino CajCaj. Daí, o Incrive Luciano Ruqui me chamo no parco i mi amostro a Kombi bem di pertinho. Foi quanu uma luj se acendeu-se, bem em cima de mim ,e ele falô ansim oh:

Incrível Luciano Hulk: Loucura! Loucura! Loucura! Ixtepô, e agora, prá levá a Kombi novinha pra casa é só tu imitá o Fabo Juno.
Ixtepô: Imitá o Fabo Juno, ai não dá né ! Perdi minha Kombi!!!
Foi ansim que o meu “ Sonho se Acabô-se”.

Traduzindo.....

Tu sabes que eu nunca fui muito de assistir televisão. A Joaquina é que gosta de ver alguns programas e novelas, principalmente se o Fabio Júnior estiver presente. Más um sábado destes, ela estava assistindo um programa que tratava da reforma de uma Kombi muito velha, horrível. Eu não quis dar o braço a torcer e nem sentar para assistir com ela, mas disfarcei e puxei conversa:

Ixtepô: Joaquina, que programa é este?
Joaquina: Vais dizer que tu não sabes! É o panelão do incrível Luciano Hulk.
Ixtepô: Me diz uma coisa: O que o panelão tem a ver com esta Kombi?
Joaquina: Este é o quadro Enlata a Velha!
Ixtepo: Enlata a velha? Que sem graça!
Joaquina: Não incomoda, me deixa ver o programa!
Ixtêpo: Estás nervosa? Me conta como funciona o programa.
Joaquina: É assim oh! O incrível Luciano Hulk manda colocar lataria nova no teu carro velho e deixa ele novinho. Entendeu?
Ixtepô: Não sei não! E ele faz isto de graça?
Joaquina: Sim! É claro que ele faz de graça. Tu só tens que enviar uma carta e depois cumprir um desafio, ao vivo, no programa.
Ixtepo: Que tipo de desafio?
Joaquina: No último Enlata a Velha, o rapaz que ganhou a reforma do carro teve que imitar o Sidney Mingau, cantando e rebolando. Ele foi muito bem.
Ixtepô: Eles inventam coisa!

De repente, eu comecei a sonhar acordado e estava lá, ao vivo no Enlata a velha. Dava para ver a minha Kombi toda reformadinha, do jeito que eu queira. Pneus novos, aros cromados, proteção de veludo no volante, mãozinha que dá tchau no pára-brisas. E o melhor, ela estava inteiramente pintada com letreiros e poesias exaltando Florianópolis, como fazia o seu Franklin Cascaes. Então, o Incrível Luciano Hulk me chamou no palco, me mostrou a Kombi bem de perto, uma luz foi acesa sobre mim e ele me propôs o desafio:

Incrível Luciano Hulk: Loucura! Loucura! Loucura! Ixtepô, e agora, para você levar a Kombi novinha para casa, é só imitar o Fábio Júnior.
Ixtepô: Imitar o Fabo Júnior, ai não dá né oh! Perdi a Kombi !!!
Foi aí que o meu sonho acabou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga mô quiridu!